quarta-feira, 21 de setembro de 2011

Bernini

Gian Lorenzo Bernini ou simplesmente Bernini (Nápoles7 de dezembro de 1598 – Roma28 de novembro de 1680) foi um eminente artista do barroco italiano, trabalhando principalmente na cidade de Roma. Distinguiu-se como escultor e arquiteto, ainda que tivesse sido pintor, desenhista, cenógrafo e criador de espectáculos de pirotecnia. Esculpiu numerosas obras de arte presentes até os dias atuais em Roma e noVaticano.


Arquiteto e escultor, dedicou a sua obra exclusivamente à projecção da Igreja Católica em Itália. A principal característica da sua obra é o realismo.
Nesta época, as esculturas em mármore procuravam destacar as expressões faciais e as características individuais, cabelos, músculos, lábios, enfim as características específicas destoam nestas obras que procuram glorificar a religiosidade. Multiplicavam-se anjos e arcanjos, santos e virgens, deuses pagãos e heróis míticos, agitando-se nas águas das fontes e surgindo dos seus nichos nas fachadas, quando não sustentavam uma viga ou faziam parte dos altares.



As obras pictóricas barrocas tornaram-se instrumentos da Igreja, como meio de propaganda e acção. Isto não significa uma pintura apenas de santos e anjos, mas de um conjunto de elementos que definem a grandeza de Deus e de suas criações. 
Características das obras de Bernini: 
  • Inspiração nos traços que definiram a fase do Maneirismo helenístico passado grego e italiano.
  • Mestre no trabalho em mármore e bronze, que combina com freqüência para efeitos multicoloridos. Seu virtuosismo é tal que é capaz de transmitir sensações tácteis e visuais da pele, tecido troncos, árvores, nuvens ou raios de luz.
  • Ele está particularmente preocupado para capturar o movimento em ação. Preferência por composições e órgãosdesenvolver curva serpentinata.
  • Os rostos de seus números são muito expressivos, procurando mover o espectador. Às vezes pode parecer gestos grandiosos.
  • Ele usa a cenografia teatral para apresentar suas cenas religiosas.
  • Grande domínio da luz como um expressivo.
  • Os trajes grandes também servem para capturar a atenção do espectador e aumentar a dignidade dos personagens.






                                                          Ares Ludovisi


                                                         Tumba de Bernini


                 Hermafrodito. Cópia romana (c.200 d.C.) de original grego, desde 1807 no Louvre
                                    . O leito foi adicionado por Bernini em 1619


                                                  Busto de Francesco Barberini,


                                                Enéas, Anquise e AscânioGalleria Borghese

                                          Fonte de Tritão

Nenhum comentário:

Postar um comentário