Arquiteto e escultor, dedicou a sua obra exclusivamente à projecção da Igreja Católica em Itália. A principal característica da sua obra é o realismo.
Nesta época, as esculturas em mármore procuravam destacar as expressões faciais e as características individuais, cabelos, músculos, lábios, enfim as características específicas destoam nestas obras que procuram glorificar a religiosidade. Multiplicavam-se anjos e arcanjos, santos e virgens, deuses pagãos e heróis míticos, agitando-se nas águas das fontes e surgindo dos seus nichos nas fachadas, quando não sustentavam uma viga ou faziam parte dos altares.
As obras pictóricas barrocas tornaram-se instrumentos da Igreja, como meio de propaganda e acção. Isto não significa uma pintura apenas de santos e anjos, mas de um conjunto de elementos que definem a grandeza de Deus e de suas criações.
Características das obras de Bernini:
- Inspiração nos traços que definiram a fase do Maneirismo helenístico passado grego e italiano.
- Mestre no trabalho em mármore e bronze, que combina com freqüência para efeitos multicoloridos. Seu virtuosismo é tal que é capaz de transmitir sensações tácteis e visuais da pele, tecido troncos, árvores, nuvens ou raios de luz.
- Ele está particularmente preocupado para capturar o movimento em ação. Preferência por composições e órgãosdesenvolver curva serpentinata.
- Os rostos de seus números são muito expressivos, procurando mover o espectador. Às vezes pode parecer gestos grandiosos.
- Ele usa a cenografia teatral para apresentar suas cenas religiosas.
- Grande domínio da luz como um expressivo.
- Os trajes grandes também servem para capturar a atenção do espectador e aumentar a dignidade dos personagens.
Ares Ludovisi
Tumba de Bernini
Hermafrodito. Cópia romana (c.200 d.C.) de original grego, desde 1807 no Louvre
. O leito foi adicionado por Bernini em 1619
Busto de Francesco Barberini,
Enéas, Anquise e Ascânio, Galleria Borghese
Fonte de Tritão
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